13 / 08 / 13

Encontro promovido pelo Sincofarma debaterá a política de resíduos sólidos

O Sincofarma/AL, com o apoio da Fecomércio, promoverá, na próxima sexta-feira, dia 16, um café da manhã com os empresários do comércio varejistas de produtos farmacêuticos. O encontro terá como objetivo divulgar a importância do tratamento aplicado aos resíduos sólidos e sua correta destinação.
Sobre o tema, o auditor ambiental da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Ismar Macário, irá orientar os participantes sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com enfoque na adequação do empresariado à lei, a logística reversa e o tratamento dos resíduos sólidos.

Legislação
A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), trata da prevenção e a redução na geração de resíduos ao propor a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos que viabilizem o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos; bem como a correta destinação dos rejeitos (o que não pode ser reciclado ou reutilizado).
A legislação também prevê a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.

13 / 08 / 13