28 / 08 / 13

Aneel aprova aumento na conta de energia dos consumidores de Alagoas

O consumidor alagoano pagará mais caro pela conta de energia a partir de hoje (28). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, ontem (27), o aumento médio de 3,26% na tarifa residencial, comercial e industrial no Estado.

A menor incidência do aumento recairá sobre o consumidor residencial, que terá reajuste de 1,46%. Já os consumidores comerciais serão reajustados em 2,06%. Maior impacto será sentido pela indústria e grandes empresas consumidoras, cujo reajuste considerará o percentual de 5,58%.

A decisão se deve ao terceiro ciclo de revisão tarifária da antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal), hoje Eletrobras Distribuição Alagoas. Esse processo é feito, em média, a cada quatro anos pela Aneel com todas as distribuidoras de energia do País e tem o objetivo de repassar aos consumidores os ganhos obtidos por essas concessionárias com melhorias na produtividade e eficiência. Normalmente, a revisão tarifária resulta em redução na conta de luz.

Além do ciclo de revisão tarifária, todos os anos a Aneel também faz o reajuste no valor da tarifa das distribuidoras, quando leva em consideração, entre outros, o índice de inflação.

28 / 08 / 13