Fecomércio disponibiliza novo posto de atendimento na Junta Comercial

Os interessados em obter certificados digitais contam com um novo posto de emissão. A Fecomércio, em parceria com a Junta Comercial (Juceal), disponibiliza um posto de atendimento na Sala Facilita. Dessa forma, a entidade dá continuidade à sua política de descentralização nos postos de atendimento e, com isso, oferece maior comodidade e praticidade ao usuário do serviço, pois possibilita a escolha do local mais próximo à sua residência, empresa ou escritório.
Atualmente, além do posto em sua sede e na Juceal, a Federação conta com agentes de certificação atendendo no Sindilojas Arapiraca e, neste ,mês de julho, em parceria com a OAB-AL irá atender no prédio das varas trabalhistas (TRT); uma forma de ofertar os benefícios da certificação não apenas para empresários do comércio de bens, serviços e turismo, mas também a pessoas físicas, contadores e advogados.
A certificação é um arquivo eletrônico armazenado em uma mídia digital o qual contém os dados do seu titular, pessoa física ou jurídica, utilizado para identificar a pessoa a uma chave criptográfica. “Todo esse processo de criptografia permite atestar a identidade, garantindo confidencialidade, autenticidade e o não repúdio nas transações comerciais e financeiras. A troca de informações ocorre com integridade, sigilo e segurança”, orienta Dirceu Eloi, agente de registro.
De acordo com Eloi, a validade de um certificado varia entre um e três anos, dependendo da chave obtida. “É importante observar a validade para, no período próximo ao vencimento, providenciar a renovação. Isto porque findo o prazo, o certificado digital é automaticamente considerado expirado, ou seja, quaisquer documentos assinados após a data de sua expiração não possuirão validade legal”, explica. Mas vale salientar que os documentos assinados no período vigente do certificado tem sua validade assegurada por tempo indeterminado.
O posto da Sala Facilita funciona das 8h às 14h, de segunda à sexta. Veja abaixo as etapas e a documentação necessária: