12 / 07 / 13

Curso de Gestão estimula uso formal de ferramentas gerenciais

O Curso de Gestão Empresarial, resultado de um convênio entre a Fecomércio/AL e o Sebrae/AL, realizou consultoria em mais duas empresas. Agora, são 25 empresas alagoanas que, após aulas teóricas sobre gestão, foram beneficiadas com a parte prática: consultoria empresarial.
Em seu último ano de execução (teve início em 2010), o convênio tem como foco principal capacitar empresários e funcionários, do setor de comércio e serviço, na gestão das empresas. Com isso, a perspectiva é de que, ao ampliar o conhecimento nas modernas práticas de gestão, a longevidade e sustentabilidade das empresas sejam favorecidas.
Como não é possível realizar consultorias em todas as empresas participantes, alguns critérios de seleção foram adotados, como assiduidade e participação. Contudo, a bagagem teórica do curso capacita todos os participantes em técnicas de gestão. “Gostaríamos de levar a consultoria a todos; porém, infelizmente não temos como atender a essa demanda. A única diferença entre as empresas que apenas participaram do curso e aquelas que, além de ter frequentado as aulas, receberam consultorias, é o incentivo de ter dentro da sua empresa um especialista auxiliando a implantação do que foi visto em sala de aula, o que não impede as demais de também implantarem as ferramentas vistas no decorrer do curso, explica Humberto Calmon, gestor do convênio, acrescentando que entre as que não tiveram consultoria, há casos em que a aplicação prática da capacitação já gerou benefícios. “Esse é o nosso objetivo: auxiliar o entendimento dos empresários na excelência em gestão e instigá-los a implementar todo o processo em suas rotinas”, enfatiza.
Segundo Calmon, a partir das visitas com os consultores, percebeu-se que boa parte das empresas não tem o hábito de registrar suas informações. “Vem daí o ponto forte do curso: fazer com que vejam a importância de adotar um sistema formal de registro, o qual dará uma visão maior e pontual dos números de sua empresa, auxiliando-os no estabelecimento de metas e no crescimento”, salienta.
O convênio já formou sete turmas, as quais capacitaram 105 empresas dos municípios de Maceió, Arapiraca, Penedo, União dos Palmares e Palmeira dos Índios. “Esperamos que dessas 105 empresas capacitadas ao menos 30 delas estejam aptas a participar do Prêmio Estadual da Qualidade, realizado com o apoio do SEBRAE, Movimento Alagoas Competitiva, FNQ e Gerdau”, ressalta Calmon.

12 / 07 / 13