07 / 06 / 13

No Dia dos Namorados, 59% dos consumidores irão presentear

Pesquisa de Intenção de Compra para o Dia dos Namorados, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), aponta que 59% dos enamorados pretendem presentear no próximo dia 12 de junho. Já 41% afirmaram que não vão comprar presentes. Entre os motivos, 11,73% disseram não ter costume de presentear; 14,81% estão endividados e 12,96%, desempregados.
De acordo com a pesquisa do Instituto Fecomércio, 75% dos consumidores irão comemorar a data. Mas este percentual pode aumentar, pois 9% afirmaram não saber ainda se comemorarão. Já 16% dos entrevistados disseram que não celebrarão. Entre os que irão comemorar, as intenções são: almoçar/jantar em restaurante (36,86%); ir ao cinema/teatro (27,65%); viajar (12,29%); ir a motel/hotel (10,24%); e jantar/almoçar em casa (8,53%).

Presentes
Os itens mais procurados pelos entrevistados são vestuário (35,87%); flores (15,70%); cesta de café da manhã (15,70%); perfumes e cosméticos (12,56%); jóias e bijuterias (11,66%); calçados (8,97%); celular e smartphone (7,17%). Foram citados ainda bolsas/acessórios, óculos/relógio, viagem, CD/DVD, eletrodomésticos/eletrônicos, computador, livros, tablets, câmara digital e produtos sexy shop.
Quando questionados sobre os valores que pretendem gastar com presentes, cerca de 5,45% dos consumidores irão desembolsar até R$ 50,00; 12,73% entre R$ 51,00 e R$ 100,00; 9,87% entre R$ 101,00 e R$ 150,00’; 9,87% entre R$ 101,00 e R$ 150,00. As faixas de valores compreendidos entre R$ 151,00 e R$ 300,00 totalizam 12,20% da intenção dos entrevistados. O menor percentual foi registrado para valores acima de R$ 400,00 (3,90%).
Como forma de pagamento, o cartão de crédito aparece em larga vantagem: 45,74% afirmaram que irão parcelar as compras e 27,35% usarão a modalidade ‘rotativo’. Pagamento à vista em dinheiro responderá por 13% das compras. Já a opção de pagamento à vista via cartão de crédito será a escolhida por 12,11%. Apenas 1,35% dos entrevistados disseram preferir pagar com cheque.
Quanto aos locais de compra, os shoppings lideram com 34,08% da preferência dos consumidores, seguidos do Centro de Maceió, com 30,04% das intenções. Lojas de rua, bairro e galerias atenderão a 16,14% dos entrevistados, enquanto os supermercados serão escolhidos por 8,52%. Compras online aparecem como opção para 4,48%.
Entre os motivos que os consumidores consideram ao selecionar uma loja para realizar suas compras estão os preços (30,49%), as promoções (19,28%), a qualidade (15,70%) e a variedade (1,21%) dos produtos. Foram citados ainda recepção dos vendedores e vitrines.
Para 60,99% dos entrevistados não existe um dia preferido da semana para fazer as compras. Já para 15,25%, o melhor dia é o sábado.
Perfil
A pesquisa do Instituto Fecomércio foi realizada entre os dias 24 a 31 de maio, em Maceió. De acordo com o levantamento, dos entrevistados que têm intenção de comprar para o Dia dos Namorados, 59,38% são homens e 56% mulheres. Do total de entrevistados, 51,37% tem idade entre 35 a 44 anos. Em relação à faixa de renda, 77,88% dos entrevistados recebem entre dois a cinco salários mínimos.

A pesquisa completa está disponível na página do Instituto Fecomércio https://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/

07 / 06 / 13