03 / 05 / 13

Em Maceió, 67% dos consumidores irão presentear no Dia das Mães

O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, repercute positivamente no comércio. Aquecida pelas homenagens feitas pelos filhos, a data representa o segundo melhor período de vendas para o setor. E, para este ano, a expectativa é de que 67% dos consumidores de Maceió comprem presentes para suas mães, conforme aponta a pesquisa desenvolvida pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento de Alagoas (IFEPD – Fecomércio/AL).
Realizada entre os dias 24 e 30 de abril, a pesquisa apresenta um crescimento percentual de 5% na intenção de presentear as mães se comparado aos dados do ano passado, quando a intenção de compras registrou o índice de 62%.
Como consequência, houve redução no percentual de consumidores que não irão presentear suas mães. Este ano, o registrado é de 33% (em 2012 foi 38%). Entre as razões desta negativa, o endividamento e o fato de não ter a quem presentear aparecem empatados, respondendo cada um por 23,44% dos consumidores; o que totaliza quase metade dos que não irão presentear (46,88%). O desemprego (16,41%) e a falta de costume de dar presentes (7,03%) também são alguns dos motivos sinalizados pelos entrevistados.
A pesquisa demonstra também que, com ou sem presente, a maior parte dos consumidores irá comemorar o Dia das Mães: 92% dos entrevistados pretendem celebrar a data, contra apenas 8% que não comemorarão. A casa dos pais (36,42%) ou a própria casa (35,45%) surgem como locais escolhidos para a comemoração, seguidos de restaurantes (14,06%), casa de parentes (8,63%), outros (2,88%) e casa de amigos (2,56%).
Quando questionados sobre os valores que pretendem gastar com presentes, cerca de 10,12% dos consumidores irão desembolsar até R$ 50,00; 25,68% entre R$ 51,00 e R$ 100,00; 17,72% entre R$ 101,00 e R$ 150,00’; 10,12% entre R$ 101,00 e R$ 150,00. As faixas de valores compreendidos entre R$ 151,00 e R$ 300,00 totalizam 30,36% da intenção dos entrevistados. O menor percentual foi registrado para valores acima de R$ 400,00 (7,39%).
Preferências
Em relação aos produtos que pretendem comprar para presentear a mãe, os itens de vestuário disparam com 40,08% da preferência dos consumidores. Em segundo lugar, com 7,39%, aparecem aparelhos celulares e smartphones, seguidos de bolsas e assessórios (6,23%), calçados (5,84%), joias e bijuterias (5,84%). Os eletrodomésticos também aparecem como opção dos entrevistados, sendo o microondas (4,67%) e a geladeira (3,11%) os mais cotados entre o gênero. Mas há quem pretenda presentear com um item mais moderno: tablets (1,56%), que pela primeira vez aparece na pesquisa de intenção de compras para as mães.
Como forma de pagamento, o cartão de crédito aparece em larga vantagem: 47,86% afirmaram que irão parcelar as compras e 33,07% usarão a modalidade ‘rotativo’. Pagamento à vista em dinheiro responderá por 6,61% das compras. Já a opção de pagamento à vista via cartão de crédito será a escolhida por 11,28%. Apenas 0,78% dos entrevistados disseram preferir pagar com cheques e, 0,39%, com carnê de crediário.
No tocante aos locais de compra, os shoppings e o Centro de Maceió disputam a preferência dos consumidores, com 33,46% e 31,91%, respectivamente. Lojas de rua, bairro e galerias atenderão a 14,01% dos entrevistados, enquanto os supermercados serão escolhidos por 10,12%. Compras online aparecem como opção para 4,28%.
Entre os motivos que os consumidores consideram ao selecionar uma loja para realizar suas compras estão os preços (32,68%), as promoções (17,12%), a variedade (12,45%) e a qualidade (11,67%) dos produtos.
Entrevistados
No universo da avaliação, 58% dos entrevistados foram mulheres e 42% homens, ficando a faixa etária dos entrevistados entre 18 e 45 anos (ou mais). Destes, a maior parcela (35,58%) foi de pessoas de 35 à 44 anos. No tocante à faixa de renda, observou-se que a maior parte dos entrevistados (58,70%) tem renda entre dois e cinco salários mínimos, o que equivale a aproximadamente R$ 1.356,00 e R$ 3.390,00.
A pesquisa completa está disponível no endereço https://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/

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