11 / 04 / 13

Vendas do comércio caem 0,4% em fevereiro, diz IBGE

Num possível primeiro sinal de moderação do consumo, as vendas do varejo caíram 0,4% em janeiro na taxa livre de influências sazonais com fevereiro, quando o setor havia registrado avanço de 0,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (11).
Trata-se do pior desempenho para fevereiro desde 2003. Em relação a fevereiro de 2013, o comércio varejista registrou queda de 0,2%. Foi a primeira retração nessa base de comparação desde novembro de 2003 (-0,2%), quando o país vivia um choque cambial decorrente da crise de confiança detonada pelas eleições presidenciais do ano anterior.
Segundo o IBGE, preços maiores de alimentos, combustíveis e outros itens afetaram o consumo e desestimularam as vendas, apesar do rendimento seguir em alta. Em dezembro, o comércio tinha já registrado queda de 0,5%, surpreendendo analistas na ocasião.
Apesar de "ratear" nos meses recentes, o setor ainda acumula ganhos em períodos mais longos. As vendas subiram 7,4% nos 12 meses encerrados em fevereiro e 2,9% no acumulado do ano, comparado com o primeiro bimestre de 2012.
De janeiro para fevereiro, os setores que mais contribuíram para a queda das vendas foram combustíveis (-2,1%), supermercados e demais lojas de alimentos e bebidas (-1%), tecidos, vestuário e calçados (-1,1%).
Alagoas
No caso de Alagoas, de acordo com a análise do economista Fábio Guedes, no mês de fevereiro o comércio varejista recuou 2,3% em relação ao mesmo mês em 2012, mas “no acumulado em 12 meses o resultado é positivo, registrando um crescimento de 7,5%”, ressalta.
No comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o resultado de fevereiro foi de crescimento de 2,9%.
A Pesquisa Mensal de Comércio tem como objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e de seus principais segmentos.

11 / 04 / 13