Dirigentes de Institutos Fecomércio participam de fórum em Alagoas

Foi encerrado, na manhã desta sexta-feira (dia 22), o 3º Fórum de Dirigentes de Institutos Fecomércio. O evento, que começou ontem (dia 21), fez parte da programação de encontros anuais de dirigentes e, entre os assuntos em pauta, debateu a importância das informações provenientes dos Institutos de Pesquisa vinculados às Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Ao final do encontro, os participantes definiram Santa Catatina como sede para o próximo fórum, a ser realizado nos dias 12 e 13 de setembro.
Na abertura do fórum, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFEPD, Wilton Malta, falou sobre a importância das informações provenientes dos institutos para os empresários. Malta lamentou que, em Alagoas, os empresários ainda sejam resistentes a prestar informações para as pesquisas. “Essa é uma dificuldade comum a outros Estados. Precisamos desmistificar essa concepção equivocada do empresariado; mostrar que o fornecimento desses dados é essencial para o fortalecimento do nosso setor. Saber exatamente quem somos, qual é a nossa representação dentro do cenário econômico e quantos empregos geramos são informações decisivas na hora de uma discussão que possa definir fatores positivos para o nosso setor”, disse.
Para Humberto Calmon, coordenador do Instituto Fecomércio de Estudo, Pesquisa e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (IFEPD), o encontro foi importante porque apresentou a realidade vivenciada por cada entidade participante e somou esforços no sentido de reivindicar, junto à Confederação Nacional do Comércio (CNC), o fortalecimento dos institutos.
Produção intangível
Os institutos de pesquisa exercem um papel fundamental, pois as pesquisas que desenvolvem tornam-se ferramentas seguras no auxílio ao planejamento empresarial, repercutindo no cenário econômico. Em Alagoas, por exemplo, a função do instituto é nortear os empresários conforme as tendências do mercado. Para tanto, a entidade realiza, mensalmente, duas pesquisas: o endividamento do consumidor e o índice de confiança do consumidor, ambas de Maceió; além das pesquisas pontuais direcionadas a datas comemorativas.
Apesar da relevância de seus trabalhos, as entidades lamentam o fato de o setor de serviços, no qual se inserem, não receber a atenção devida por parte do governo. Na visão dos participantes do fórum, isso ocorre porque o produto gerado pelo setor de serviços é intangível e a política do governo, no sentido de fomento ao desenvolvimento, acaba por favorecer os meios de produção tangíveis, o que não deveria acontecer porque o setor de serviços repercute positivamente na economia. Esse fato demonstra a necessidade de um fortalecimento na sua representatividade política.
O evento, sediado pela primeira vez na capital alagoana, teve a participação dos institutos e federações dos estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Tocantins, Amapá e do Distrito Federal.