22 de janeiro de 2013

Institutos Fecomércio buscam integração nacional

Pesquisar significa indagar, inquirir, tomar ciência de algo. Sendo assim, não seria equivocado dizer que a pesquisa é a base do processo de conhecimento. E, à medida que este conhecimento repercute na economia, torna-se imprescindível ter ferramentas seguras para a obtenção de dados e informações que possam nortear as decisões empresariais e a política de gestão. Neste cenário, ganham destaque os Institutos de Pesquisa vinculados às Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Visando à troca de experiências e das ações desenvolvidas por cada entidade, duas vezes por ano é realizado o Encontro de Dirigentes de Institutos Fecomércio e Departamentos de Economia. A terceira edição do encontro acontecerá em março de 2013, em Maceió. Será a primeira vez que a capital alagoana sediará o evento. A estimativa é que o encontro aconteça nos dias 14 e 15, na sede da Fecomércio, e espera-se a participação de representantes dos 16 institutos existentes.

A última reunião dos dirigentes aconteceu em Brasília, em setembro passado, quando foi definida a criação do Fórum Nacional de Dirigentes visando à integração e ao fortalecimento dos institutos numa perspectiva nacional.

Para Humberto Calmon, coordenador do Instituto Fecomércio de Estudo, Pesquisa e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (IFEPD), o encontro “é relevante não apenas para discutir a importância da pesquisa no planejamento empresarial, mas principalmente por estabelecer uma troca de experiências entre as Federações e o fortalecimento das ações dos institutos, que precisam unificar esforços em busca da evolução do sistema e, desta forma, gerar mais benefícios ao oferecer mecanismos para balizar as atividades do comércio”, analisa.

22 de janeiro de 2013