06 / 09 / 12

Prorrogação de IPI menor para veículos aumenta movimento nas lojas

Com a extensão da vigência do IPI menor para veículos, que valeria até o final do mês passado e foi prorrogado por 60 dias, o movimento dos consumidores nas lojas teve forte alta em agosto, de acordo com o Serasa Experian.

De acordo com o indicador de atividade comercial da entidade, o crescimento da atividade varejista foi de 13,4%, a maior alta neste critério de comparação desde março de 2010.

Com este resultado, o varejo acumulou alta de 8,8% de janeiro a agosto de 2012 frente ao mesmo período do ano passado.

Na comparação com o mês anterior, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 2%, já com ajustes sazonais.

No caso das concessionárias de automóveis, o movimento cresceu 11% em agosto em relação ao mês anterior. Ante agosto do ano passado, a alta foi de 16%.

Os segmentos supermercados, alimentos e bebidas também tiveram bom desempenho, com movimento 2,5% acima do verificado em julho deste ano.

De acordo com o estudo, nenhum segmento registrou movimentação menor de consumidores em relação ao mês anterior.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da atividade varejista em agosto reforça os prognósticos de um segundo semestre com maior dinamismo econômico, motivado pelas reduções das taxas de juros, pelo recuo gradual da inadimplência e pela manutenção de patamares baixos da taxa de desemprego.

06 / 09 / 12