06 / 09 / 12

Mantega anuncia redução de juros do Fundo Constitucional do Nordeste

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou na quinta-feira (06) a redução dos juros das taxas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Segundo o ministro, a taxa mais baixa caiu de 3,75% para 3,5% ao ano. Já a mais alta, recuou de 10% para 8% ao ano. No caso dos investimentos do Banco do Nordeste (BNB), com recursos do FNE, o ministro frisou que a taxa será de 2,5% ao ano.

“Talvez a taxa mais baixa já praticada pelo banco em sua história”, frisou o ministro na solenidade de posse do novo presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin, em Fortaleza.

Mantega ressaltou que o BNB é forte no crédito agrícola, investimento, e particularmente nas operações de microcrédito, que contam com dois milhões de tomadores.

O ministro disse que a gestão de Ary Lanzarin vai continuar expandido crédito e reduzindo juros para ser uma das principais alavancas para o crescimento da região.

Ele lembrou o forte crescimento da concessão do crédito do banco, que há 10 anos correspondia a R$ 1,5 bilhão e hoje multiplicou por 10. Segundo o ministro, serão cobradas metas “mais ambiosas para liberação de crédito”.

06 / 09 / 12