18 / 09 / 12

Intenção de consumo das famílias se mantém estável em setembro

A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou estabilidade em setembro em relação ao mês anterior, com 135,7 pontos, segundo dados divulgados hoje pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Apesar de apresentar sinais de estabilidade, o alto nível de inadimplência ainda se reflete negativamente na disposição ao consumo. “Além disso, mesmo com a manutenção do aumento real da renda e da baixa taxa de desemprego, as incertezas quanto aos impactos da desaceleração econômica no mercado de trabalho refletiram-se sobre a confiança das famílias, na comparação anual”, diz o economista da CNC Bruno Fernandes.

Os índices indicam um nível favorável de consumo. Na comparação mensal, com exceção do subitem “Momento para duráveis”, os componentes relacionados ao consumo apresentaram variações positivas. “Mesmo com o recuo dos itens que mensuram a confiança em relação ao mercado de trabalho, o subitem “Emprego atual” apresentou elevação de 0,4%, resultado promovido pela manutenção do crescimento real da massa salarial”, conclui Bruno.

18 / 09 / 12