Bancários estimam que 80% das agências estão fechadas em AL

Os bancários de Alagoas aderiram à mobilização nacional da categoria e deflagraram greve – por tempo indeterminado – a partir desta terça-feira (16). A categoria estima que aproximadamente 80% das agências bancárias de Maceió e interior estão fechadas e que até a próxima quinta-feira (20) a mobilização atinja 100%.

A greve foi definida após diversas assembleias em todo o país. Os bancários alegam que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresentou uma proposta que contemple as reivindicações da categoria e, de acordo com a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), uma carta foi encaminhada à federação informando o calendário das mobilizações.

Já em Alagoas, segundo Jairo França, presidente do Sindicato dos Bancários, a adesão superou as expectativas. Ele destacou que 100% das agências bancárias do centro de Maceió estão fechadas e que no interior – do Estado – a exemplo de Arapiraca e Penedo, a greve segue “vitoriosa”.

“Os bancários estão entendendo a luta. O nível de insatisfação é muito grande”, ressaltou, destacando ainda que a categoria não trata a greve como vingança, mas como um movimento de mobilização que atenda as reivindicações que, segundo ele, também contempla os usuários.

“Sabemos que a população sofrerá transtornos, mas algumas de nossas reivindicações também contemplam os usuários, a exemplo da segurança nos bancos, que é uma lei estadual que é ignorada pelos banqueiros”, explicou.

A pauta de reivindicação do movimento, segundo França, não prima apenas pela questão financeira, que é o carro chefe da categoria, mas o cumprimento da lei estadual de segurança, que determina uma série de ações preventivas por parte dos bancos, como também a revisão das metas, segundo ele, abusivas.

“Tem muitos bancários doentes devido a sua situação de trabalho, como também exigimos por parte da Caixa Econômica Federal (CEF) a contratação de mais funcionários, porque o número é muito reduzido e nos coloca numa situação de exploração”, justificou.

Durante a greve – de acordo com França, por tempo indeterminado – os usuários poderão utilizar os caixas eletrônicos, além dos serviços oferecidos pela internet.

“Pela internet podem ser feito quase todos os serviços, como pagamento de contas, transferências e demais situações. Para quem não sabe utilizar, eles podem se dirigir aos caixas eletrônicos e fazer os seus serviços, agora, as demais situações uma solução está sendo estudada”, explicou.

Ele não soube especificar quando será a próxima assembleia da categoria. “Agora esperamos que esta greve dure o mínimo possível e que as nossas pautas sejam atendidas o mais breve”, concluiu.