17 de julho de 2012

Qualificação profissional como ferramenta de fomento ao turismo em Alagoas

Em Marechal Deodoro, Hotel Ponta Verde e Senac iniciam cursos capacitação visando preparar profissionais para a rede hoteleira
Uma oportunidade para estudar e se profissionalizar. Essa é a realidade para 100 moradores de Marechal Deodoro inscritos nos cursos de qualificação na área do turismo. A iniciativa, que teve a aula inaugural na noite de ontem (16/07), resulta de uma parceria entre o Senac Alagoas e a Rede de Hotéis Ponta Verde e pretende qualificar profissionais por meio dos cursos de Auxiliar de Cozinha, Garçom, Recepcionista e Camareira em Meios de Hospedagem. A infraestrutura montada na Praia do Francês, em Marechal Deodoto, conta com salas de aula convencionais e com a unidade Senac Móvel.
A solenidade inaugural contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFEPD, Wilton Malta, do diretor do Hotel Ponta Verde, empresário Mauro Vasconcelos, e a diretora regional do Senac, Telma Ribeiro. Na ocasião, o presidente da Fecomércio/AL, Wilton Malta, parabenizou o empresário Mauro Vasconcelos pela iniciativa. “Este é um momento único, onde o empresário se sente integrado com a comunidade e propicia a oportunidade de crescimento. É um objetivo de primeira grandeza e tem seu caráter social. A vocês, alunos, peço que se interessem e venham a somar forças, pois tenho a certeza que nenhum de vocês ficará desempregado porque a demanda da região é grande. Nós, enquanto Fecomércio, Sesc e Senac, nos colocamos à disposição para contribuir com o que for necessário”, destacou.
Falando sobre a importância da qualificação profissional para o setor do turismo e da integração da comunidade, Mauro Vasconcelos lembrou que a parceria com Senac já acontece há 32 anos, quando foi construído o Hotel Ponta Verde, e que nas obras da unidade de Marechal Deodoro, 70% dos trabalhadores são do município. “Sempre acreditamos neste município e tenho certeza do sucesso desse projeto. É lógico que, para isso, será necessária a dedicação de vocês em sala de aula”, afirmou, acrescentando o apoio dado pela Prefeitura de Marechal Deodoro por meio da Secretaria de Turismo.
Os cursos ofertados fazem parte do Programa Senac de Gratuidade, o qual tem abrangência em 40 municípios alagoanos. A diretora do regional do Senac, Telma Ribeiro, explicou que além dos cursos de capacitação previstos, algumas oficinas também serão ministradas, a exemplo da oficina de segurança alimentar. Ribeiro também reforçou, junto aos alunos, a responsabilidade deles nesse processo. “A importância desse programa vem de cada um de vocês que se interessa em aprender a cada dia. Dependendo da comunidade e do engajamento no curso, podermos fazer mais. Com o certificado, o empenho de vocês, a parceria com o Hotel Ponta Verde e o Senac, podemos mudar a realidade em que vocês vivem”.

17 de julho de 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *