Confiança do empresário do comércio cai em junho

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) ficou em 125,7 pontos em junho – uma queda de 2,5% na comparação com o mês de maio. Nesta base de comparação (junho ante maio), todos os subíndices que compõem o indicador influenciaram negativamente o resultado do mês: o Icaec (índice das condições atuais do empresário do comércio), com 101,3 pontos, caiu 5,2%; o IEEC (índice de expectativas do empresário do comércio), com 161,7 pontos, caiu 2,1%; e o IIEC (índice de investimentos do empresário do comércio), com 114,1 pontos, teve queda de 0,4%. Com o resultado do Icec, a CNC estima um crescimento de 8% no volume de vendas do varejo, em 2012.

A análise técnica e os gráficos do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) estão disponíveis na Central do Conhecimento, no site da CNC.

Já na comparação anual, livre de efeitos sazonais, o Icec subiu 1,5%, influenciado principalmente pela alta de 4,9% do subíndice Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) e pela elevação de 3,9% do subíndice Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC). No resultado de junho ante igual período de 2011, a percepção dos comerciantes em relação às condições atuais da economia (Icaec) mostrou queda de 5,7% em relação ao mesmo mês ano anterior.

Em junho, ante maio, o Icec registrou queda nas cinco regiões pesquisadas, e, em relação a junho do ano passado, houve alta na confiança dos empresários de todo o País. A região Norte permaneceu com o maior nível de confiança (133,8 pontos), seguida pela região Nordeste, com 129,9 pontos.

Nas empresas de maior porte, ou seja, com mais de 50 funcionários, o nível de confiança dos empresários registrou 145,5 pontos, uma queda de 2,1% em relação a maio e uma alta de 3,5% em relação a junho de 2011. Já nas empresas de menor porte, o nível de confiança, com 125,3 pontos, registrou queda de 2,5% em junho, ante maio, e alta de 1,5%, ante junho de 2011.