Treinamento do SEGS aborda análise crítica de indicadores

Colaboradores da Fecomércio/AL e dos sindicatos associados participaram de mais um treinamento do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), um iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que acontece desde 2008.
O tema abordado ontem (27) foi “Análise crítica de indicadores” pelo assessor técnico do Departamento de Planejamento da CNC, Anderson Bohrer. Entre os pontos discutidos estavam o objetivo da análise dos indicadores, interpretação dos resultados, importância dos números, ciclo do PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir), onde se aplicam os indicadores e resultados.
Durante a explanação, Anderson argumentou que um sindicato precisa pensar como uma empresa, tomar iniciativa, pedir a opinião dos empresários, perguntar como a categoria ver a entidade, o que os empresários esperam e qual a imagem que tem da entidade. Segundo ele, é preciso ter informações, gerenciar e medir. “O que não é medido não é gerenciado”, afirmou.
No treinamento, Anderson destacou a importância das reuniões gerais de análise crítica para discutir os fatos impactantes, as causas que geraram os fatos e a ação a ser adotada para melhorar o resultado ou mantê-los.
A Fecomércio e todos os sindicatos afiliados já respondem aos quatro indicadores prioritários: autossustentabilidade, associatividade, arrecadação compulsória e ação de representação.
O treinamento ontem aconteceu na Sala do Conselho do Sesc. Hoje, no prédio anexo a Fecomércio, houve uma consultoria com os colaboradores no intuito de alinhar a linguagem sindical e eliminar possíveis dúvidas no que se refere à análise dos indicadores.