26 de maio de 2012

Empreendedores alagoanos conhecem tudo sobre SPED e Nota Fiscal Eletrônica

Empresários, advogados e contadores lotaram a sala Mangaba do Centro de Convenções de Maceió, neste sábado (26). Isso porque um dos consultores mais esperados da maior Feira do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (FECOM), Roberto Dias, apresentou como empreender no Brasil aliando tecnologia, gestão e capacitação.
Com o tema ‘SPED: Uma visão empresarial’, o consultor de Minas Gerais destacou alguns benefícios do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), entre eles o de controlar e reduzir os custos de cada empresa. Segundo Roberto Dias, a NF-e, mais conhecida por Nota Fiscal Eletrônica, é capaz de diminuir custos financeiros, desde que os empresários saibam fazer o uso correto da ferramenta.
Até os dias de hoje, as sociedades Simples, microempresas e empresas de pequeno estão dispensadas desta ferramenta, porém, de acordo com o consultor, a partir de 2014, todas as empresas do Brasil deverão estar inseridas e trabalhando com SPED. “O motivo? A Receita Federal administra cerca de 80% da carga tributária brasileira”, destaca Eduardo Dias.

SOBRE SPED – O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) visa promover a atuação integrada dos fiscos nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), uniformizar o processo de coleta de dados contábeis e fiscais, bem como tornar mais rápida a identificação de ilícitos tributários.
De acordo com informações da própria Receita Federal, dentre os benefícios vislumbrados para os contribuintes, com a implantação desse sistema, estão a redução de custos, a simplificação e a agilização dos processos que envolvem o cumprimento de obrigações acessórias. O SPED é composto de vários módulos: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital, Nota Fiscal eletrônica dentre outros.

O PALESTRANTE – Roberto Dias é consultor e professor com experiência em Projetos de Gestão e Tecnologia. Ele é formado em administração de empresas, com MBA pelo Ibemec, membro do Conselho Consultivo da Mastermaq Software e especialista em Tecnologia da Informação, Certificação Digital, Redes Sociais, SPED e Nota Fiscal Eletrônica.

26 de maio de 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *